28Fev
três pessoas conversado sobre aprender outro idioma

É possível aprender outro idioma depois de adulto?

Muito se fala na importância de aprender outro idioma quando se é criança ou jovem. Os benefícios de ser estudar uma segunda língua na fase da infância/adolescência é pauta recorrente na sociedade. Mas, o que muitos não sabem, é que a idade não é fator determinante para limitar o processo de aprendizado. Entenda mais sobre o assunto, a seguir.

Aprender outro idioma depois dos 30 anos é possível!

aprender outro idioma depois dos 30

Voltamos a repetir: não existe idade certa para aprender outro idioma! Nunca é tarde demais para estudar, se dedicar e ser fluente em uma segunda, terceira ou quarta língua. O cérebro é um órgão capaz de funcionar de acordo com as experiências de vida de cada indivíduo.

A ciência cognitiva existe em todas as fases da vida. Logo, não dá para comparar crianças, jovens e adultos quanto ao aprendizado da nova língua. Cada período da vida oferece diferenças e vantagens importantes para o processo de aprendizagem em si.

Ansiedade

A ansiedade do adulto é sua maior inimiga no momento de aprender outro idioma. Normalmente o indivíduo se sente pressionado pela família, pelos amigos, pela carreira e pela própria sociedade. A cobrança intensa desencadeia bloqueios no aprendizado, dificultando a absorção de informações. Isso faz com que o processo seja muito mais lento!

Hábito de estudo

Outro fator atrelado à dificuldade de aprender outro idioma na fase adulta é a falta de esforço para mudar a rotina. Em geral, muitos adultos não têm o costume de estudar. Por isso, possuem certa adversidade para criar um hábito diário de estudo da língua. Formar um novo hábito demora de 2 a 8 meses, e muitos adultos não têm paciência para adequar seu cotidiano à nova realidade.

4 dicas para aprender outro idioma depois de adulto

dois adultos conversando por uma rua de londres

1- Crie objetivos concretos

A primeira coisa a se fazer é aprender outro idioma com um objetivo bem planejado. Por exemplo: vou começar a estudar inglês hoje, e daqui a 6 meses quero viajar para a Disney. Ter um propósito estabelecido na mente ajuda a diminuir a ansiedade.

2- Adquira um hábito por vez

Após os 30 é mais difícil adquirir todos os hábitos que queremos ter de uma única vez. Fazer tudo ao mesmo tempo não dá certo! Portanto, identifique o melhor momento da sua vida para aprender outro idioma com calma. Os 6 primeiros meses são decisivos e devem ser exclusivos para criar o hábito do estudo da língua.

3- Faça uma imersão

Uma imersão no novo idioma não significa necessariamente um intercâmbio. É possível imergir na língua de outras formas, criando um ambiente propício para o aprendizado. Configuração do celular, áudio e legenda do filme, perfis nas redes sociais… São várias coisas que podem te ajudar a ter contato com o idioma no dia a dia!

4- Estude por escrito

Organizar o hábito de estudar o novo idioma por escrito é ideal para pessoas com mais idade. Pense no objetivo inicial, planeje quais dias da semana serão destinados ao estudo e anote outras coisas relevantes. Tudo por escrito! Você pode usar um planner para distribuir as tarefas, assinalar conteúdos já estudados e prever o tema do próximo estudo. Dessa forma, aprender outro idioma será melhor desenvolvido na sua mente!

Estude idiomas na Brava Training!

Sem dúvidas, aprender outro idioma é muito mais fácil quando temos profissionais da área à nossa disposição! Para isso, você pode contar com a Brava Training. Somos um curso de inglês para adultos que oferece as melhores soluções para quem tem mais de 30 anos e quer ser fluente na nova língua. Além do inglês, também oferecemos treinamentos para espanhol, francês e português para estrangeiros. Entre em contato conosco e aprenda idiomas com a nossa metodologia diferenciada!

Gostou deste artigo? No blog da Brava Training abordamos outros conteúdos que podem ser úteis para você. Veja:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags