30Ago
Mulher sorrindo ao olhar para o computador

Estratégias de estudo na hora de aprender um novo idioma

Quando um novo idioma é ensinado para crianças, é preciso que o professor tenha estratégias que os motivem para o aprendizado. Entretanto, quando o trabalho é realizado com adultos, deve partir dos alunos a vontade de estar ali. Seja por colocação profissional, viagem a trabalho, etc, as técnicas de motivação dão lugar para estratégias de estudo. Se você busca por um aprendizado dinâmico e eficiente, entenda melhor sobre Active Learning. Acompanhe a leitura e bons estudos!

Estratégias de estudo para novos idiomas: invista em você!

mulher anotando estratégias de estudo no papel após pesquisar no notebook

Aprendizagem ativa

Aprendizagem ativa, do inglês active learning, representa as estratégias de estudo necessárias. O principal objetivo é pular a barreira aplicada no país. De aulas tradicionais e estagnadas, e integrar-se a um estudo completo e funcional. Traçar essas estratégias de estudo em um novo idioma ajuda em diversas ocasiões. Por exemplo, em seleções para novo emprego, ascensão na carreira, fluência e outros benefícios de um profissional que domina um segundo idioma.

Funcionamento

Engana-se quem pensa que as estratégias de estudo, no início, demandam grandes movimentos. Se você é um aluno questionador e correlaciona novos aprendizados com o que já sabia, você já tem uma aprendizagem ativa. O que diferencia um estudo ativo do tradicional são, as conexões entre o novo aprendizado, e os conhecimentos individuais. É uma etapa onde se constroem ligações que ajudam em discussões, apresentações, palestras. O aluno se torna o sujeito ativo e abre a mente para possibilidades diversificadas. Quem fica preso a um livro, por exemplo, também está atrelado ao método tradicional.

Você tem uma aprendizagem ativa?

O funcionamento das estratégias de estudo para aprendizagem ativa de inglês, por exemplo, vai além. Logicamente, a postura do professor, seja de forma presencial ou online, conta muito. Para você contar com um estudo nessa filosofia, é preciso investir em uma plataforma de ensino que favorece o active learning. Em outras palavras, é o conjunto de perguntas, exercícios, tarefas, desafios e projetos que podem abrir horizontes para cada aluno em sua individualidade.

Será que você tem uma aprendizagem ativa? Se o seu pensamento em sala de aula baseia-se em “o professor deve cumprir seu trabalho de me ensinar tudo o que preciso”, temos uma notícia não muito boa para você. A falsa sensação de segurança construída quando um assunto parece ter sido passado inteiramente pode prejudicar. Identificar dificuldades, buscar novas atividades, encarar desafios, ler, escrever, conversar e construir bons debates pode partir de você. Tudo em inglês, claro, e sempre buscando conectar antigos conhecimentos aos novos, de forma fluida e coesa.

Dificuldades

Não existe uma fórmula secreta que te faça pensar em inglês ou parar de traduzir simultaneamente. Mas, é importante saber que alunos com vocabulário passivo são aqueles que conhecem e entendem palavras. Mas, não conseguem aplicar em contextos por sempre traduzirem. A mudança na forma em que enxerga os materiais de estudo e as possibilidades de aprimorá-los fazem parte das estratégias de aprendizado. Se você acrescentar atividades em inglês no dia a dia, o aprendizado subconsciente ativo acontece.

Atenção ao seu dia a dia

Como é possível perceber, as estratégias de estudo para uma aprendizagem ativa são aplicadas no dia a dia. A melhor forma de realizar o procedimento é estudando, sim, o que é aprendido em aula. Porém, buscar por novos conhecimentos por meio de experiências com leitura, audição, escrita e fala é fundamental. É de extrema importância que organização e disciplina sejam aplicados no seu dia a dia para alcançar melhores resultados. Consequentemente, conseguir domínio do novo idioma.

Entenda o cone da aprendizagem

William Glasser desenvolveu o cone da aprendizagem. Basicamente, ele diz que aprendemos 10% com leitura, 20% escutando, 30% ao observar, 50% quando vemos e ouvimos, 70% em discussões com outras pessoas, 80% quando de fato fazemos e 95% quando ensinamos. Aproveite para ler mais sobre o cone de aprendizagem e como se aplica na sua vida.

Invista em conhecimento: aprenda um novo idioma!

invista em conhecimento e em estratégias de estudo

Para suas estratégias de estudo darem certo, é necessário contar com professores dedicados e qualificados. O conhecimento essencial para um aluno de inglês deve ser passado de forma personalizada e de acordo suas necessidades. Consequentemente, torna-se possível a aplicação das dicas citadas aqui no dia a dia.

A Brava Training é um curso de inglês para adultos com professores excelentes e uma metodologia de ensino totalmente personalizada. Valorizamos a autonomia do aluno no seu autoconhecimento e construção da melhor relação possível com o idioma. Para estender o conhecimento, leia sobre nossos serviços de inglês para negócios, inglês in company, inglês para executivos e espanhol para negócios.

Em nosso blog, confira artigos exclusivos sobre apresentação em inglês, áreas de atuação, dicas de livros sobre liderança e muito mais. Entre em contato e conheça nossas soluções!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags