Vemos um homem e uma mulher se preparando para viagens de trabalho.
Publicado em 10 de julho de 2024

Dicas da Brava: entenda como se organizar para viagens de trabalho!

Atenção, colaborador! Se você é um executivo em uma instituição que fecha negócios internacionais e recebeu a chance de representar sua empresa no exterior, este artigo é para você. A Brava Training sabe o quão importante é isso e, por isso, quer ajudar a garantir o sucesso na sua jornada. A seguir, oferecemos algumas dicas para você se preparar e garantir que tudo corra bem em suas viagens de trabalho. Confira a seguir!

Como devo me preparar para viagens de trabalho internacionais?

Antes de embarcar em uma viagem a trabalho, é importante se preparar adequadamente. Existem alguns aspectos essenciais que não podem deixar de ser verificados de forma prévia às viagens de trabalho, para garantir o sucesso da visita ao estrangeiro em nome da empresa. Veja:

1) Documentação

A documentação é uma parte crucial da preparação para qualquer viagem internacional. Ela é importante para que você passe pela imigração e não tenha problemas no país de destino. Por isso, certifique-se de carregar tudo o que for necessário:

  • passaporte;
  • visto, se necessário;
  • carta convite ou reserva de hotel;
  • seguro de viagem;
  • certificado internacional de vacinação, se for necessário no destino;
  • identidade.

2) Itinerário

Outro aspecto importante é o itinerário. É importante que você se planeje e entenda por onde vai passar, e o que será necessário, como estadia ou transporte. Faça o melhor roteiro e garanta que nada irá faltar. Evite perrengues! Veja algumas dicas para organizar o itinerário:

  • reserve seus voos com antecedência;
  • escolha um hotel próximo ao local das suas reuniões ou eventos para economizar tempo e evitar trânsito;
  • planeje como você se deslocará no destino;
  • organize todas as reuniões e compromissos com antecedência. Crie uma agenda com horários, locais e contatos importantes;
  • se houver tempo livre, reserve um tempo para explorar a cidade e relaxar. Planeje esses passeios também.

Atenção! Não esqueça de verificar a cobertura do seu plano de celular no exterior. Se necessário, considere adquirir um chip local para se manter conectado.

 Mulher pesquisando sobre viagens de trabalho.

3) Pauta da viagem

Quando se trata de trabalho, um aspecto fundamental ao qual você tem que se atentar é saber qual a pauta da viagem. Qual a temática? O que será discutido nas reuniões e apresentações que você irá participar? Estude o assunto, de preferência no idioma de destino, para já ir treinando e se habituando. É importante que você domine a temática e consiga falar bem sobre ela com quem você for encontrar pelo estrangeiro. 

Se você for apresentar algo, não esqueça de preparar materiais de apresentação, ensaiar sua apresentação e conhecer bem o público!

4) Cultura

Um tópico que não deve ser esquecido é a cultura local. É imprescindível que em  viagens de trabalho internacionais você se atente em conhecer um pouco da cultura do seu destino, práticas e costumes. Assim, consegue evitar gafes e mal-entendidos, que poderiam levar a sua viagem ao fracasso. Então, cuidado! Entenda os hábitos de comida, modo de se portar em determinadas situações, como cumprimentar. Verifique também se há regras específicas para horários e vestimentas.

5) Idioma

Por fim, mas não menos importante: busque conhecer e aprender o idioma local. Se já for familiarizado com ele, treine. Busque tutores ou professores que possam te ajudar com isso, praticar com você e incluir no seu dia a dia. Entender o vocabulário, ditados, como pedir uma comida ou água, perguntar onde é o banheiro e cumprimentos, tudo isso é essencial! Além disso, ajuda a evitar constrangimento ou falha na comunicação, como ruídos, que podem prejudicar o sucesso da viagem e que podem eliminar as chances da sua empresa de estreitar as relações exteriores. Sendo assim, busque ajuda!

Brava Training: descubra como podemos lhe ajudar!

Este artigo te ajudou a entender como se preparar para viagens de trabalho? Se você busca auxílio de um curso de idiomas para praticar ou aprender o vocabulário do seu país de destino, para garantir uma boa comunicação nas conversas comerciais e eventos de negócios, está no lugar certo.

Mulher voltando de viagens de trabalho.

A Brava Training oferece cursos de inglês e espanhol para negócios. Contamos com profissionais qualificados e materiais de primeira. Conosco, você assegura qualidade e eficiência em seu aprendizado, garantindo o sucesso nas interações internacionais em sua viagem.

Entre já em contato e tire suas dúvidas. Conte com o método Brava e obtenha sucesso em seus objetivos profissionais!