04Set
Professor em sala de aula sendo questionado por aluno

Como avaliar o professor e saber se ele é bom no ensino

Quando falamos de avaliação de desempenho dos alunos, muitas questões são colocadas em pauta. Atenção às aulas, participação, dedicação, motivação, entre outras. Entretanto, principalmente quando se trata de um professor de idiomas, a relação apresenta novas demandas. Afinal, aprender um novo idioma na fase adulta, por exemplo, não é uma das tarefas mais fáceis. Se você vem enfrentando dificuldades, saiba avaliar o professor e identificar formas de melhorar sua experiência. Em alguns casos, o problema não está em você!

Como acontece o processo de avaliar o professor?

Como é o processo de avaliar o professor?

Por que avaliar?

Avaliar o professor, oficialmente, é uma responsabilidade da diretoria e mantenedores do centro de ensino. Entretanto, o que este artigo busca apresentar é uma forma de você, aluno, saber se aquele professor está sendo bom para seu aprendizado. Claro, é extremamente importante ressaltar que a sua parte deve ser feita. A seguir, listamos tópicos interessantes que viram questionamentos e formas de análise. Lembre-se de manter, sempre, o respeito com o profissional.

O que pode mudar?

Estudar um novo idioma, ainda mais na fase adulta, é uma hipótese de ascensão profissional. Com o mundo cada vez mais globalizado, vem crescendo as demandas por profissionais fluentes, no mínimo, em inglês. Se o professor não consegue passar conhecimento respeitando suas necessidades de aprendizado, apresenta-se, então, a problemática. Saiba identificar quando o problema não está em você!

Pontos de avaliação

Formação

Comece a avaliar o professor a partir de sua formação. Em currículos disponibilizados na internet, confira o local de estudo e formação. A partir daí, é possível analisar o currículo acadêmico e quais são os conhecimentos atestados do profissional. Outras habilidades, como especializações exteriores (ou a falta delas) também podem ser encontradas.

Didática

Didática é uma das qualidades mais importantes em um professor. A forma como o conhecimento até então teórico é passado conta muito para seu aprendizado. Se o profissional possui dificuldades em tornar claro e objetivo o assunto da aula, tem-se um problema. Uma boa didática busca por dinâmicas que integrem o aluno ao conteúdo, o possibilitando de traçar suas próprias buscas por conhecimento em momentos do dia a dia.

Planejamento da aula

O professor deve planejar cada aula, alinhando-a às suas necessidades. Observe se o profissional trabalha todas as habilidades (falar, compreender, escrever, ler, vocabulário e gramática) de forma equilibrada. Veja se ele utiliza recursos tecnológicos, que podem te ajudar no aprendizado.

Foco na comunicação oral em sala de aula

Para aprender um idioma o aluno deve produzir. Um ponto essencial para avaliar o professor, caso sua meta seja comunicação oral, é se ele sabe te estimular a falar mais de 70% do tempo da aula. O profissional deve criar um ambiente propício para você se expressar, entendendo que cometer erros faz parte do aprendizado, mas sempre fazendo as correções pertinentes.

Estratégias de correção

A forma como exercícios, provas, redações, apresentações e outros projetos são corrigidos é um ponto para avaliar o professor. Na maioria das vezes, e preferencialmente, apresentar melhorias em vez de apenas anular as questões é o melhor método. A preocupação com a experiência e correspondência às necessidades de aprendizado do aluno deve ser o foco.

Estímulo em aula

Ok, já entendemos que crianças precisam de motivação e adultos buscam o conhecimento por conta própria. Mas isso não significa que uma aula precisa ser estagnada e tradicional. A motivação para um aluno adulto está na forma que o professor lida com suas dificuldades e o incentiva a buscar enfrentá-las e buscar conhecimento. Aqui, podem ser apresentados livros, filmes, músicas, aplicativos e outras atividades que incluam o inglês como deve, de fato, ser: fluido. O professor te estimula a aprender mais ou fica apenas no que é falado em sala?

Percepção de conhecimento

O seu conhecimento nem sempre vai seguir o cronograma anteriormente planejado. Ter um plano de ensino adaptado de acordo com as necessidades do aluno é essencial para avaliar o professor. Se o profissional trabalha a partir do que já é do seu domínio ou insiste em assuntos já abordados, pode ocasionar em atrasos no processo.

Na hora de aprender um novo idioma, como fazer?

Imagem escrito Learn English

Se você não almeja ter problemas ao avaliar o professor, conte com os profissionais de excelência da Brava Training. Os professores são selecionados por avaliadores nativos, que possuem experiência em ensino de idioma estrangeiro, além de formação em psicologia ou pedagogia.

Somos um curso de inglês para adultos com as melhores soluções para inglês para negócios, inglês in company, inglês para executivos e espanhol para negócios. Entre em contato para mais informações!

Aproveite que está em nosso blog e leia outros artigos exclusivos sobre inglês jurídico, curso virtual de idiomas, curso online ou presencial e muito mais.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags