14Mar

Saint Patrick’s Day – Uma Tradição Irlandesa

Happy-Saint-Patricks-Day-150x150A origem do feriado celebrado internacionalmente no dia 17 de Março é religiosa. Saint Patrick é tido como o patrono dos santos irlandeses por construir diversas das igrejas católicas na Irlanda e por conseguir mediar o cristianismo entre os pagões irlandeses.

Missionário do cristianismo, Saint Patrick, de nome verdadeiro Maewyn Succat, nasceu no século 4, mais precisamente em AD387, na Inglaterra e era de uma família rica. Aos 16 anos teve sua vila destruída por um grupo de rebeldes irlandeses. Foi sequestrado e levado para Irlanda, onde passou a trabalhar como escravo durante 6 anos. Com isso, Maewyn (Saint Patrick) passou a dedicar seu tempo ao estudo da religião.

Após anos nesta vida, ele fugiu. De volta à Inglaterra, Saint Patrick estudou 12 anos em um convento e durante seu estudo recebeu um chamado para voltar à Irlanda e ensinar inglês aos pagões que lá viviam.

Como conhecedor da cultura irlandesa, Saint Patrick respeitou a rica cultura do povo e incorporou os rituais irlandeses no ensinamento cristão. O que fez com que os irlandeses aceitassem melhor a doutrina cristã.

O símbolo do Saint Patrick’s Day, um trevo de três folhas, faz referência ao modo como o santo falava da Santíssima Trindade aos seus alunos. Cada folha do trevo simbolizava uma das pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. E o verde associado com a festa vem do fato da Irlanda ser considerada a Ilha Verde.

A vida de Saint Patrick é comemorada desde a sua morte no dia 17 de março. O primeiro festival foi celebrado em 1996.

A nós, só nos resta ajudar a manter a tradição irlandesa e nos juntarmos à festa.

Que Saint Patrick nos proteja!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags