Como quebrar barreiras linguísticas na hora de aprender um idioma?

No artigo de hoje, você vai entender formas de quebrar barreiras linguísticas!

Segundo uma pesquisa realizada pelo British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês, sendo que somente 1% entende de fato o que está sendo falado. E sabia que muitos desses problemas de entendimento vem das diferenças culturais? No artigo de hoje, a Brava Training trouxe 5 dicas de como quebrar barreiras linguísticas e ter sucesso na comunicação com pessoas de todo o mundo. Confira o texto e descubra!

5 formas de quebrar barreiras linguísticas!

1 – Assista programas de notícias e filmes sem legenda

Quando você se matricula em um curso para aprender um idioma diferente do seu esse é o início de um longo caminho. Mas, para ajudar a alcançar o sucesso, você precisa ir além da sala de aula (ou da frente do computador). Assistir filmes e, principalmente, programas de notícias é bom para dar mais entendimento e ainda treinar o seu ouvido. Além disso, você consegue quebrar barreiras linguísticas entendendo o cotidiano de um determinado país.

Tente assistir sem colocar legendas. Use apenas os textos das chamadas jornalísticas para entender o contexto. Para manter um diálogo com bom nível de entendimento, você precisa estar ciente das diferenças culturais daquela pessoa. Preste atenção em datas comemorativas, política e até na religião. Pode ser que alguns termos causem estranhamento por não existirem na sua língua nativa.

2 – Acompanhe eventos onlineVeja, 5 formas de quebrar barreiras linguísticas!

Desde que a pandemia começou, tivemos um grande aumento no número de eventos presenciais online e ao vivo. Então, por que não aproveitar para melhorar seu inglês (ou outra língua) e ainda quebrar barreiras linguísticas? Assista eventos da sua área de atuação. Isso pode te ajudar a ter ainda mais contato com a língua estrangeira e ultrapassar barreiras territoriais. Em palestras e webinars, por exemplo, você pode ter participantes internacionais discutindo com o ponto de vista de cada cultura diferente.

3 – Tenha amigos de correspondência

Você já ouviu falar de “penpals“? Há alguns anos era bem comum a prática de troca de cartas entre amigos de países diferentes. Então, por que não aproveitar a tecnologia a nosso favor e fazer a mesma coisa só que de forma digital? Além de deixar a comunicação mais rápida e dinâmica, você pode aproveitar para conversar sobre as diferenças culturais e rotina diária do seu amigo. Puxe assuntos sobre esportes, comidas e festas culturais, por exemplo. Pode ser que o que seja popular lá, seja diferente dos que conhecemos aqui.

4 – Não use plataformas de tradução automática

Um erro bem comum que muita gente comete. Ao ler um termo que você não entende, procurar em uma plataforma de tradução automática. Além de não fazer o trabalho corretamente, essas plataformas não conseguem quebrar barreiras linguísticas.

Portanto, se você precisa traduzir um texto, procure um profissional ou empresa especializada. Lembre-se que esses sites e programas de tradução instantânea são feitas para dar o significado literal da palavra, mas não entende cultura exata de cada país. Isso pode gerar conflitos na hora de finalizar a tradução, e consequentemente, o entendimento de uma forma geral.

5 – Escute músicasEscutar músicas, é uma das formas de quebrar barreiras linguísticas.

O “listening” (parte da audição) é uma das habilidades que você treina em cursos de idioma. Mas, qual a melhor forma de praticar, se não ouvindo músicas? E aqui vai uma dica de ouro: escute músicas que você não sabe a tradução e tente entender todo o contexto e não apenas palavra por palavra. Se precisar use a letra original, mas não traduza.

Outra boa ideia para praticar é escolher cantores de diferentes localidades. Jamaicanos, por exemplo, têm um sotaque diferente de um americano ou canadense, mesmo que os três cantem em inglês. E para finalizar, preste atenção na pronúncia – veja como uma palavra é falada por artistas diferentes.

Conte com a ajuda da Brava Training!

Se você quer quebrar barreiras linguísticas e aprender um idioma de uma vez por todas, conte com a nossa ajuda! Oferecemos cursos de inglês e espanhol para adultos  Possuímos também aulas individuais premuim e aulas em grupo.

Temos um planejamento ultra personalizado de acordo com as suas metas e objetivos.
Entre em contato, tire suas dúvidas e comece a estudar ainda essa semana!