Como melhorar a comunicação em equipes multiculturais
Publicado em 05 de janeiro de 2022

Como melhorar a comunicação em equipes multiculturais

Nos últimos anos o mercado viu uma mudança drástica no modelo de trabalho. A necessidade de ir para o escritório para entregar resultado acabou, visto que as pessoas conseguiram manter a produtividade no home office. Sendo assim, houve um aumento das equipes multiculturais. Isso foi possível pela percepção de que o colaborador pode entregar resultado trabalhando em qualquer lugar do mundo. Continue lendo e aprenda como melhorar a comunicação dessas equipes.

O que são equipes multiculturais?

Antes de tudo, precisamos entender o que é o multiculturalismo. A tecnologia e a globalização permitiram que pessoas de diferentes locais do mundo trabalhem juntas. Hoje, o que importa mais é a qualificação e não mais a proximidade com o escritório.

O que são equipes multiculturais

Quando temos colaboradores de diferentes nacionalidades, criamos equipes multiculturais. Aqui, não apenas o idioma torna-se uma barreira, mas também a linguagem não verbal e questões culturais. Por isso é tão importante cuidar da comunicação. Assim, minimizamos esses obstáculos e melhoramos as interações. Veja 5 formas de fazer isso!

Como melhorar a comunicação de equipes multiculturais?

1 – Crie diretrizes para os e-mails

Muito da comunicação da equipe será por e-mail. Por isso, crie algumas regras simples, porém importantes, para garantir que as pessoas se entendam. Por exemplo, peça para evitarem siglas e gírias, já que são locais e podem dificultar o entendimento dos outros colaboradores.

Além disso, solicite que o texto seja simples e conciso. Cada cultura tem uma forma mais ou menos direta de se comunicar. Se todos seguirem essa indicação, evitamos mal entendidos e aborrecimentos.

2 – Faça treinamento de diversidade

À primeira vista parece desnecessário, mas acredite, faz diferença. Cada membro da equipe tem formas diferentes de resolver conflitos, comemorar e se comunicar. Além disso, também temos as diferenças nos gestos, espaço pessoal, comunicação visual, entre outros.

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Se sua empresa tem equipes multiculturais, forneça treinamentos para que todos entendam as peculiaridades de cada nacionalidade. Dessa forma, você aumenta a empatia e reduz conflitos.

3 – Crie um padrão de comunicação não verbal

A fluência no idioma pode ser uma barreira para interação entre os membros. Para ajudar nisso, cria um padrão de cores e símbolos para os temas ou tipos de trabalho. Além de facilitar o entendimento global, também deixa o dashboard mais visual, agilizando a busca por um determinado trabalho.

4 – Seja transparente

Converse com cada novo colaborador e explique que não conhece a cultura dele, mas que quer conhecer. Abra espaço para ele contar seus costumes e como se comunica. Inclua o aprendizado no treinamento de diversidade e compartilhe com toda a equipe.

Ao fazer isso, você evita conflitos e mal entendidos. Afinal, deixando uma linha de comunicação aberta, o novo colaborador poderá informar como se sentiu com cada situação. Com isso, a empresa cresce e melhora o ambiente para todos.

5 – Incentive o respeito às diferenças

Os gestores precisam aprender sobre a cultura de cada colaborador. Afinal, o respeito precisa vir de cima e a gestão deve dar o exemplo. Entenda que, quanto mais informação cultural, mais fácil será o tratamento. Além disso, ajudará a manter a equipe inspirada e motivada.

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