Como melhorar a comunicação em equipes multiculturais
Nos últimos anos o mercado viu uma mudança drástica no modelo de trabalho. A necessidade de ir para o escritório para entregar resultado acabou, visto que as pessoas conseguiram manter a produtividade no home office. Sendo assim, houve um aumento das equipes multiculturais. Isso foi possível pela percepção de que o colaborador pode entregar resultado trabalhando em qualquer lugar do mundo. Continue lendo e aprenda como melhorar a comunicação dessas equipes.
O que são equipes multiculturais?
Antes de tudo, precisamos entender o que é o multiculturalismo. A tecnologia e a globalização permitiram que pessoas de diferentes locais do mundo trabalhem juntas. Hoje, o que importa mais é a qualificação e não mais a proximidade com o escritório.
Quando temos colaboradores de diferentes nacionalidades, criamos equipes multiculturais. Aqui, não apenas o idioma torna-se uma barreira, mas também a linguagem não verbal e questões culturais. Por isso é tão importante cuidar da comunicação. Assim, minimizamos esses obstáculos e melhoramos as interações. Veja 5 formas de fazer isso!
Como melhorar a comunicação de equipes multiculturais?
1 – Crie diretrizes para os e-mails
Muito da comunicação da equipe será por e-mail. Por isso, crie algumas regras simples, porém importantes, para garantir que as pessoas se entendam. Por exemplo, peça para evitarem siglas e gírias, já que são locais e podem dificultar o entendimento dos outros colaboradores.
Além disso, solicite que o texto seja simples e conciso. Cada cultura tem uma forma mais ou menos direta de se comunicar. Se todos seguirem essa indicação, evitamos mal entendidos e aborrecimentos.
2 – Faça treinamento de diversidade
À primeira vista parece desnecessário, mas acredite, faz diferença. Cada membro da equipe tem formas diferentes de resolver conflitos, comemorar e se comunicar. Além disso, também temos as diferenças nos gestos, espaço pessoal, comunicação visual, entre outros.
Se sua empresa tem equipes multiculturais, forneça treinamentos para que todos entendam as peculiaridades de cada nacionalidade. Dessa forma, você aumenta a empatia e reduz conflitos.
3 – Crie um padrão de comunicação não verbal
A fluência no idioma pode ser uma barreira para interação entre os membros. Para ajudar nisso, cria um padrão de cores e símbolos para os temas ou tipos de trabalho. Além de facilitar o entendimento global, também deixa o dashboard mais visual, agilizando a busca por um determinado trabalho.
4 – Seja transparente
Converse com cada novo colaborador e explique que não conhece a cultura dele, mas que quer conhecer. Abra espaço para ele contar seus costumes e como se comunica. Inclua o aprendizado no treinamento de diversidade e compartilhe com toda a equipe.
Ao fazer isso, você evita conflitos e mal entendidos. Afinal, deixando uma linha de comunicação aberta, o novo colaborador poderá informar como se sentiu com cada situação. Com isso, a empresa cresce e melhora o ambiente para todos.
5 – Incentive o respeito às diferenças
Os gestores precisam aprender sobre a cultura de cada colaborador. Afinal, o respeito precisa vir de cima e a gestão deve dar o exemplo. Entenda que, quanto mais informação cultural, mais fácil será o tratamento. Além disso, ajudará a manter a equipe inspirada e motivada.
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