O que é a internacionalização de empresas?
Internacionalização de empresas significa que a atuação do negócio deixará de ser nacional e passará a ser global. Dito isso, é importante frisar que independente do tamanho da empresa, é possível fazer o processo de internacionalização. Afinal, existe mais de uma forma de fazer isso. Escolha a que se encaixa melhor no momento da corporação e coloque em prática.
Neste artigo, a Brava Training conta o que é, quais são os tipos e como fazer o processo. Continue lendo para entender!
Formas de internacionalização de empresas
Internacionalizar a empresa significa ter um pedaço dela em cada país. Para tal, você pode optar por diferentes graus de comprometimento e mudança. Veja algumas dessas formas e escolha a que melhor se encaixa no seu negócio.
Importação e exportação
Falando em comércio internacional, temos a importação e exportação como uma das formas de internacionalização de empresas. Nesse formato, a empresa pode comercializar seus itens com outros países de forma direta ou indireta. Na primeira, ela mesma negocia e controla o processo. Já na segunda, existem intermediários, podendo ser exportadoras ou trading companies.
Contrato de produção
Acontece quando a corporação opta por realizar a produção em outro país. Os motivos podem ser diversos, como tributação mais barata, facilidade de acesso a outros países, no caso de exportação, entre outros.
Subcontratação
A subcontratação exige um grau de comprometimento menor, pois apenas uma parte da produção será realizada no exterior, como algumas peças, por exemplo.
Como fazer a internacionalização de empresas
Agora que você viu que existem diferentes formas de realizar a internacionalização de empresas, entenda como fazer esse processo.
Para definir a forma de internacionalização e o país é necessário realizar uma séria de estudos, além de preparar a empresa para as equipes multiculturais. Veja abaixo os pontos que precisam ser analisados antes da decisão:
- Visão e missão da empresa;
- Valor disponível para investir;
- Grau de comprometimento;
- Situação política e econômica do país desejado;
- Legislação do país desejado e da empresa;
- Custo da operação, incluindo impostos, registros e licenças;
- Estudo de concorrência;
- Logística;
- Barreiras de idioma e cultura.
Com todos os pontos acima analisados e formato de internacionalização e país escolhidos, é hora de montar uma estratégia. Mas, para realizar as negociações e garantir que tudo será feito corretamente, é importante que você realize um curso de inglês para negócios Assim, terá o vocabulário necessário para as negociações, evitando ruídos de comunicação.
Conte com a Brava Training!
Optou pela internacionalização de empresas e precisa melhorar o inglês para garantir o sucesso das negociações internacionais? A Brava Training conta com cursos focados em negócios. Também temos cursos onde você aprende o idioma e a cultura, uma vez que usamos a diversidade cultural na aprendizagem.
Entre em contato agora mesmo e esteja preparado para a ampliação da sua empresa.