O que é a internacionalização de empresas?

O que é a internacionalização de empresas?

Internacionalização de empresas significa que a atuação do negócio deixará de ser nacional e passará a ser global. Dito isso, é importante frisar que independente do tamanho da empresa, é possível fazer o processo de internacionalização. Afinal, existe mais de uma forma de fazer isso. Escolha a que se encaixa melhor no momento da corporação e coloque em prática.

Neste artigo, a Brava Training conta o que é, quais são os tipos e como fazer o processo. Continue lendo para entender!

Formas de internacionalização de empresas

Internacionalizar a empresa significa ter um pedaço dela em cada país. Para tal, você pode optar por diferentes graus de comprometimento e mudança. Veja algumas dessas formas e escolha a que melhor se encaixa no seu negócio.

Formas de internacionalização de empresas

Importação e exportação

Falando em comércio internacional, temos a importação e exportação como uma das formas de internacionalização de empresas. Nesse formato, a empresa pode comercializar seus itens com outros países de forma direta ou indireta. Na primeira, ela mesma negocia e controla o processo. Já na segunda, existem intermediários, podendo ser exportadoras ou trading companies.

Contrato de produção

Acontece quando a corporação opta por realizar a produção em outro país. Os motivos podem ser diversos, como tributação mais barata, facilidade de acesso a outros países, no caso de exportação, entre outros.

Subcontratação

A subcontratação exige um grau de comprometimento menor, pois apenas uma parte da produção será realizada no exterior, como algumas peças, por exemplo.

Como fazer a internacionalização de empresas

Agora que você viu que existem diferentes formas de realizar a internacionalização de empresas, entenda como fazer esse processo.

Como fazer a internacionalização de empresas

Para definir a forma de internacionalização e o país é necessário realizar uma séria de estudos, além de preparar a empresa para as equipes multiculturais. Veja abaixo os pontos que precisam ser analisados antes da decisão:

  • Visão e missão da empresa;
  • Valor disponível para investir;
  • Grau de comprometimento;
  • Situação política e econômica do país desejado;
  • Legislação do país desejado e da empresa;
  • Custo da operação, incluindo impostos, registros e licenças;
  • Estudo de concorrência;
  • Logística;
  • Barreiras de idioma e cultura.

Com todos os pontos acima analisados e formato de internacionalização e país escolhidos, é hora de montar uma estratégia. Mas, para realizar as negociações e garantir que tudo será feito corretamente, é importante que você realize um curso de inglês para negócios Assim, terá o vocabulário necessário para as negociações, evitando ruídos de comunicação.

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