Como tecnologia ajuda professores e terona aula mais atrativa?
Como otimizar o ensino de idiomas
Recentemente compartilhamos um artigo do professor Aritz demonstrando como métodos tradicionais podem produzir resultados eficazes em uma aula. Hoje falaremos de como as novas tecnologias podem tornar o processo de aprendizagem mais interativo e dinâmico.
O século XXI exige dos profissionais a reinvenção de técnicas de trabalho que possibilitem usufruir dos ganhos de produtividade e eficiência que as novas tecnologias permitem.
Na área de educação, essas mudanças começam a se tornar mais evidentes com a facilidade de exploração de diferentes recursos, uma vez que um universo de vídeos e músicas se torna uma ferramenta de ensino com conteúdo inesgotável.
Dentre as ferramentas de busca, o Google se destaca ao fornecer um grande banco de imagens o qual permite o entendimento de diferentes conceitos; afinal, às vezes, uma imagem é a melhor explicação.
Hoje, já existem aplicativos de dicionários que viabilizam aos estudantes compreender conceitos e até mesmo melhorar a pronúncia em diferentes sotaques.
Aos poucos, livros começam a ser disponibilizados em formato PDF (Formato Digital Portátil), o que possibilita aos professores e alunos reduzir o peso no transporte e ao mesmo tempo ter acesso a diferentes conteúdos via smartphones, tabletes e computadores.
Os CDs de cursos já são muitas vezes fornecidos em formato MP3 cuja reprodução torna-se possível em qualquer leitor compatível, desta forma garantindo aos alunos, por exemplo, a prática de listening ou treino auditivo durante o tempo de transporte entre casa e trabalho. Além disso, muitos cursos fornecem vídeos contextualizados com o vocabulário estudado permitindo uma prática mais real.
Atividades extras que tornam a aula mais lúdica e divertida podem ser enviadas por email, garantindo um estímulo adicional ao processo de aprendizado.
Cabe ao professor filtrar as necessidades dos alunos, entender os processos individuais de aquisição linguística e mesclar conteúdos primando sempre por tornar o que é estudado concreto para o aluno, modificando e exigindo que sejam recriados diálogos, com isso tornando-os reais. Afinal, há um provérbio chinês o qual diz que, normalmente, o que é apenas dito acaba sendo esquecido, aquilo que é ensinado pode ser lembrado, mas quando se exige intenso envolvimento, há solidificação do conhecimento.
Flávio Medeiros

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