Como tecnologia ajuda professores e terona aula mais atrativa?

Como otimizar o ensino de idiomas

.

Recentemente compartilhamos um artigo do professor Aritz demonstrando como métodos tradicionais podem produzir resultados eficazes em uma aula. Hoje falaremos de como as novas tecnologias podem tornar o processo de aprendizagem mais interativo e dinâmico.

O século XXI exige dos profissionais a reinvenção de técnicas de trabalho que possibilitem usufruir dos ganhos de produtividade e eficiência que as novas tecnologias permitem.

Na área de educação, essas mudanças começam a se tornar mais evidentes com a facilidade de exploração de diferentes recursos, uma vez que um universo de vídeos e músicas se torna uma ferramenta de ensino com conteúdo inesgotável.

Dentre as ferramentas de busca, o Google se destaca ao fornecer um grande banco de imagens o qual permite o entendimento de diferentes conceitos; afinal, às vezes, uma imagem é a melhor explicação.

Hoje, já existem aplicativos de dicionários que viabilizam aos estudantes compreender conceitos e até mesmo melhorar a pronúncia em diferentes sotaques.

Aos poucos, livros começam a ser disponibilizados em formato PDF (Formato Digital Portátil), o que possibilita aos professores e alunos reduzir o peso no transporte e ao mesmo tempo ter acesso a diferentes conteúdos via smartphones, tabletes e computadores.

Os CDs de cursos já são muitas vezes fornecidos em formato MP3 cuja reprodução torna-se possível em qualquer leitor compatível, desta forma garantindo aos alunos, por exemplo, a prática de listening ou treino auditivo durante o tempo de transporte entre casa e trabalho. Além disso, muitos cursos fornecem vídeos contextualizados com o vocabulário estudado permitindo uma prática mais real.

Atividades extras que tornam a aula mais lúdica e divertida podem ser enviadas por email, garantindo um estímulo adicional ao processo de aprendizado.

Cabe ao professor filtrar as necessidades dos alunos, entender os processos individuais de aquisição linguística e mesclar conteúdos primando sempre por tornar o que é estudado concreto para o aluno, modificando e exigindo que sejam recriados diálogos, com isso tornando-os reais. Afinal, há um provérbio chinês o qual diz que, normalmente, o que é apenas dito acaba sendo esquecido, aquilo que é ensinado pode ser lembrado, mas quando se exige intenso envolvimento, há solidificação do conhecimento.


Flávio Medeiros

Professor da Brava Training há dois anos e trabalha com ensino de idiomas há onze, Flávio traz em suas aulas dinamismo para seus alunos. Morou por dois anos nos Estados Unidos, adquirindo grande experiência na língua inglesa. Possui formação em tradução e interpretação em português/inglês e Licenciatura Plena pela Universidade Ibero Americana (UNIBERO). Com experiência no ensino socioconstrutivista, prioriza em suas aulas a interação entre alunos e professor.

Achou o artigo interessante?

Cadastre seu E-mail e receba as novidades da Brava Training!

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]