Como abordagens tradicionais, mas criativas trazem resultados reais no aprendizado?
O tradicional pode ser muito bom
.
A chave de qualquer aprendizado é integrar o conhecimento de maneira dinâmica e natural no aluno. Quando surgiram as tecnologias, a maioria dos professores teve interesse em incorporar ao estudo a nova metodologia que, com certeza, abriu novos caminhos e novas técnicas para uma melhor fixação do conteúdo a ser estudado. Mas, com o passar do tempo, esquecemos um pouco que ainda existe, e é muito eficiente, o método tradicional. Na verdade, preferiria não falar em método tradicional, pois o que vem a ser exatamente tradicional? Digamos, o método interpessoal.
Em minha opinião, o que faz com que o estudo seja excelente é o dinamismo e (a) incorporação dos conteúdos na vida pessoal do aluno. Podemos usar mil tecnologias, mas será que não seria também eficaz ter uma conversa com o aluno sobre o dia a dia? Ou um debate sobre um tema que ele goste muito e tenha vontade de participar? Por exemplo, sugerir que o aluno tente explicar como foram as férias de que mais gostou e o professor – munido de caneta e papel – ir corrigindo e comentando os erros durante a conversa. Sempre que ficar escrito em algum lugar, o aluno poderá repassar e relembrar como deverá falar na próxima vez.
Para poder incorporar bem os conhecimentos, o importante é criar situações reais nas quais o aluno sinta-se à vontade ao falar. Use a imaginação para gerar essas situações como uma opinião, uma explicação, uma descrição, um jogo entre alunos, uma teatralização… O foco, na minha opinião, deveria ser a incorporação dos conteúdos ao dia a dia, tornando natural e automática sua utilização.
Aritz Zumarraga