Conheça as habilidades profissionais exigidas pelo mercado

Entrar no mercado corporativo exige aptidão e domínio de novas habilidades que, muitas vezes, são embasadas em estudos em inglês. O profissional que entende o mundo globalizado e se predispõe a se comunicar com ele tende a crescer rapidamente. Ao longo deste artigo, conheças as três habilidades profissionais mais comentadas no mundo corporativo. Alinhado a elas, a importância de ter o domínio em inglês para entender suas fundamentações. Confira, a seguir!

Habilidades profissionais que você não pode ignorar

Desenho que ilustra uma pessoa com habilidades profissionais que se destaca em meio às demaisDesenho que ilustra uma pessoa com habilidades profissionais que se destaca em meio às demais

Personal thinking, culture awareness e empathy falam, respectivamente, no nosso português, de pensamento crítico, cultural e empático. No dia a dia corporativo, tais elementos são essenciais na comunicação e gestão de pessoas. Quando se fala de novas habilidades profissionais, os termos estão sendo cada vez mais usados também. Entenda, a seguir, a importância de cada um.

Personal thinking

O pensamento pessoal/crítico, ou personal thinking, reflete sobre o mundo complexo em que estamos inseridos. Mais ainda, como os seres humanos em sua individualidade se colocam no controle das circunstâncias. Comumente, funcionamos na seguinte trajetória: pensamento > emoção > comportamento > resultados. É justamente no início, ou seja, no aspecto emocional e psicológico, que o comportamento é moldado. Dependendo do estado, até afetado por pensamentos negativos. O que resulta em prejuízos para a vida.

Em geral, o pensamento crítico é sobre controlar o pensamento e a forma como você pensa. A mente consciente pode criar hábitos de pensamento que determinam a nossa visão de mundo. Quando se fala de habilidades profissionais, o personal thinking protagoniza. Os pensamentos devem criar a vida desejada, estimular hábitos novos e bem-sucedidos.

Culture Awareness

Agora, o pensamento no teor cultural. Dentre as habilidades profissionais, esta é responsável pela base da comunicação. Na execução do processo, somos convidados ao afastamento de nós mesmos. A intenção é tomar ciência e agregar valor a percepções, crenças e culturas. Qual é a nossa forma de enxergar o mundo? Por que nosso pensamento segue determinada direção ao se falar de tal assunto?

Outro aspecto muito importante ligado ao Culture Awareness está na qualificação de outras habilidades. Por exemplo a comunicação em outro idioma. Estudar inglês também é uma forma de ampliar a bagagem cultural. Essa atitude, além de proporcionar benefícios para os valores culturais pessoais, expande para o ambiente corporativo. O resultado disso está no aumento de produtividade e rentabilidade para o profissional e empresa.

O pensamento cultural se coloca em várias situações na percepção das pessoas sobre a cultura. Gradativamente, estão os estágios: “meu caminho é o único aceitável” > “conheço o outro caminho, mas o meu é melhor” > “meu caminho e seu caminho” > “nosso caminho”. No último, são pessoas de diferentes bases culturais compartilhando significados. Diálogos e ressignificações para atender necessidades especiais.

Empathy

Empathy, que em português significa “empatia”, é sobre se colocar no lugar das pessoas, entender suas dificuldades. Para as habilidades profissionais, empatia é enxergar perspectivas de outras pessoas e ampliar a caixa de ferramentas corporativas. Dentre suas principais vantagens estão:

  • aumento de produtividade;
  • vantagem competitiva;
  • valor de mercado;
  • ampliação de engajamento;
  • aumento de vendas;
  • fidelidade.

Como se preparar?

Primeiramente, as habilidades profissionais supracitadas começam em um treinamento introspectivo. São aspectos ligados a como pensamos e como enxergamos o mundo. Para esse processo, o acompanhamento terapêutico é essencial. Todavia, visando o aprimoramento de outras habilidades, como o segundo idioma, importantíssimo para o pensamento cultural, você deve contar com especialistas no assunto. Conte com a Brava Training.

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