Publicado em 01 de agosto de 2019

Conheça as habilidades profissionais exigidas pelo mercado

Entrar no mercado corporativo exige aptidão e domínio de novas habilidades que, muitas vezes, são embasadas em estudos em inglês. O profissional que entende o mundo globalizado e se predispõe a se comunicar com ele tende a crescer rapidamente. Ao longo deste artigo, conheças as três habilidades profissionais mais comentadas no mundo corporativo. Alinhado a elas, a importância de ter o domínio em inglês para entender suas fundamentações. Confira, a seguir!

Habilidades profissionais que você não pode ignorar

Desenho que ilustra uma pessoa com habilidades profissionais que se destaca em meio às demais

Personal thinking, culture awareness e empathy falam, respectivamente, no nosso português, de pensamento crítico, cultural e empático. No dia a dia corporativo, tais elementos são essenciais na comunicação e gestão de pessoas. Quando se fala de novas habilidades profissionais, os termos estão sendo cada vez mais usados também. Entenda, a seguir, a importância de cada um.

Personal thinking

O pensamento pessoal/crítico, ou personal thinking, reflete sobre o mundo complexo em que estamos inseridos. Mais ainda, como os seres humanos em sua individualidade se colocam no controle das circunstâncias. Comumente, funcionamos na seguinte trajetória: pensamento > emoção > comportamento > resultados. É justamente no início, ou seja, no aspecto emocional e psicológico, que o comportamento é moldado. Dependendo do estado, até afetado por pensamentos negativos. O que resulta em prejuízos para a vida.

Em geral, o pensamento crítico é sobre controlar o pensamento e a forma como você pensa. A mente consciente pode criar hábitos de pensamento que determinam a nossa visão de mundo. Quando se fala de habilidades profissionais, o personal thinking protagoniza. Os pensamentos devem criar a vida desejada, estimular hábitos novos e bem-sucedidos.

Culture Awareness

Agora, o pensamento no teor cultural. Dentre as habilidades profissionais, esta é responsável pela base da comunicação. Na execução do processo, somos convidados ao afastamento de nós mesmos. A intenção é tomar ciência e agregar valor a percepções, crenças e culturas. Qual é a nossa forma de enxergar o mundo? Por que nosso pensamento segue determinada direção ao se falar de tal assunto?

Outro aspecto muito importante ligado ao Culture Awareness está na qualificação de outras habilidades. Por exemplo a comunicação em outro idioma. Estudar inglês também é uma forma de ampliar a bagagem cultural. Essa atitude, além de proporcionar benefícios para os valores culturais pessoais, expande para o ambiente corporativo. O resultado disso está no aumento de produtividade e rentabilidade para o profissional e empresa.

O pensamento cultural se coloca em várias situações na percepção das pessoas sobre a cultura. Gradativamente, estão os estágios: “meu caminho é o único aceitável” > “conheço o outro caminho, mas o meu é melhor” > “meu caminho e seu caminho” > “nosso caminho”. No último, são pessoas de diferentes bases culturais compartilhando significados. Diálogos e ressignificações para atender necessidades especiais.

Empathy

Empathy, que em português significa “empatia”, é sobre se colocar no lugar das pessoas, entender suas dificuldades. Para as habilidades profissionais, empatia é enxergar perspectivas de outras pessoas e ampliar a caixa de ferramentas corporativas. Dentre suas principais vantagens estão:

  • aumento de produtividade;
  • vantagem competitiva;
  • valor de mercado;
  • ampliação de engajamento;
  • aumento de vendas;
  • fidelidade.

Como se preparar?

Três executivos que possuem habilidades profissionais sobem a escada da empresa

Primeiramente, as habilidades profissionais supracitadas começam em um treinamento introspectivo. São aspectos ligados a como pensamos e como enxergamos o mundo. Para esse processo, o acompanhamento terapêutico é essencial. Todavia, visando o aprimoramento de outras habilidades, como o segundo idioma, importantíssimo para o pensamento cultural, você deve contar com especialistas no assunto. Conte com a Brava Training.

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