Uma rotina de trabalho inclui muitas tarefas que envolvem a escrita, como elaboração de e-mails, relatórios e outros textos corporativos. Nesse cenário, tanto a língua portuguesa quanto a espanhola exigem formalidade ao tratar de assuntos referentes aos negócios. Porém, alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre como redigir um e-mail formal em espanhol.
Nesse contexto, a Brava Training preparou este artigo com explicações sobre o tema. Desejamos acabar de vez com essa incerteza. Confira o conteúdo a seguir!
Um e-mail formal em espanhol tem como base uma estrutura simples, porém muito poderosa no momento da escrita. O texto deve seguir a linha de raciocínio: cabeçalho, saudações, corpo e despedidas. Em cada parte, existem estruturas de escrita que podem ser utilizadas para garantir um bom e-mail.
Abaixo, nós apresentamos essas partes e alguns exemplos de como podem ser escritas. Confira!
O cabeçalho é a primeira parte do e-mail formal em espanhol. Nele, deve-se inserir dados, como local, data e outras informações prévias. Além disso, é preciso colocar o nome ou o título de trabalho da pessoa a quem a mensagem é endereçada em forma de vocativo. Geralmente, são utilizados Sr. e Sra. para abreviar certos títulos.
Vejamos alguns exemplos:
Após o cabeçalho, as saudações formais devem ser inseridas na mensagem. Elas servem para captar a atenção do leitor e demonstrar o tratamento que será expresso no corpo do texto. Sua estrutura é formada por um pronome, título da pessoa (opcional) e seu nome, seguidos de dois pontos (:).
As expressões mais utilizadas são:
O corpo do texto de um e-mail formal em espanhol tem como finalidade identificar o propósito da mensagem e organizar os parágrafos em ordem de importância. Deve ser direto, sucinto e bem explicado. É fundamental que o texto não seja longo demais, apenas quando necessário.
Algumas sugestões de frases para iniciar esta parte, são:
Por fim, têm-se as expressões de despedida. Elas servem para concluir o seu e-mail formal em espanhol e marcar o fim da mensagem. Aqui, todas as intenções da mensagem devem ter sido expressas de forma a serem entendidas e seguindo as regras citadas.
Assim, ao fim do e-mail, utilizam-se vocábulos, que devem ser seguidos sempre por um ponto final.
Entre os exemplos, estão:
Após a frase de despedida, deve-se inserir uma assinatura com o nome e sobrenome do emissor da mensagem. Veja, a seguir, o exemplo de uma despedida completa:
“Gracias por tenerme en cuenta para el cargo.
Atentamente.
Umberto Salazar Alvarez”
Entendeu a estrutura do e-mail formal em espanhol, mas acha que ainda precisa de ajuda para obter um texto de qualidade? Nós podemos ajudar! Confira algumas dicas:
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Artigo publicado em 07/05/2019 e otimizado em 24/02/2022.
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