Publicado em 02 de junho de 2016

6 dicas infalíveis para você ficar fluente em inglês

Como obter fluência em inglês?

 

Essa é uma pergunta feita por muitas pessoas, em diferentes estágios do aprendizado. O mais importante de tudo é deixar claro que não existe uma chave para o sucesso, mesmo porque existem diferentes pessoas e diferentes formas de ter fluência no inglês. Afinal, seria estranho ter uma resposta padrão que sirva a todos, não é mesmo?
Pois bem, vamos começar!

1 – Não se prenda ao seu sotaque

No decorrer do processo de aprendizagem de um segundo idioma, temos que desenvolver diferentes habilidades visando sempre a fluência. Um dos pontos que devemos ficar atentos é a pronúncia correta das palavras, mas não devemos ficar preocupados em possuir um sotaque nativo. Não podemos ficar neuróticos em desenvolver um sotaque como um falante daquela língua que estamos aprendendo, mas devemos nos preocupar em aprender a pronúncia correta e ter atenção à entonação das frases para sermos bem compreendidos.

2 – Aprenda frases e estude-as

Muitos aprendem o vocabulário e procuram colocar as palavras juntas a fim de criar a frase apropriada, porém, não conseguem. A razão disso se dá por não estudarem frases. Se você sabe 50 palavras, é possível que você não consiga falar uma frase correta, mas se você souber uma frase, você pode criar outras frases corretas a partir dessa. Portanto, pare de gastar seu tempo aprendendo muitas palavras, passe a usar esse tempo estudando frases e você ficará mais próximo da sua fluência em inglês

3 – Insira o inglês na sua vida

A melhor forma para dominar o idioma é praticá-lo todos os dias. Insira o máximo de informações em inglês, no maior número de formas possíveis. Se o objetivo é ter fluência, será necessário tornar o idioma parte do seu dia. Alguns exemplos para isso seria conversar com um nativo, ouvir músicas, praticar frases complicadas e até mesmo assistir filmes em inglês sem legenda.

4 – A resposta pode estar na pergunta

Preste, sempre, bastante atenção quando alguém lhe fizer uma pergunta em inglês. Isso lhe dará a chance de responder corretamente. As perguntas costumam ser como espelhos. Um exemplo simples é: “Is it…?”; “Yes, it is.”.

5 – Não seja só um estudante

O que quero dizer é que você precisa parar de pensar que está aprendendo inglês e efetivamente mudar sua mentalidade para de alguém que fale inglês. Se você quiser dizer algo, antes de pensar na palavra em português e em seguida traduzi-la, comece imaginando sobre o que quer falar, em seguida use o vocabulário já adquirido. A fluência em inglês acontece quando você deixa de traduzir tudo mentalmente.

6 – Perca o medo

Não deixe que o medo de falar algo errado te impeça de falar. Mesmo que ache que está falando errado, continue falando assim mesmo, quanto mais fala, mais rápido as frases e termos corretos virão à mente.
Lembre-se: Você só precisa ter disciplina para atingir o seu objetivo. O que irá ditar o seu aprendizado será seu grau de comprometimento.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário ou sugestões. Vamos juntos compartilhar ideias! Conheça os cursos da Brava Training, temos inglês para negócios, curso para executivos, espanhol corporativo e muito mais.