Como vencer o bloqueio no aprendizado do idioma
Superando os bloqueios no aprendizado do idioma
O aprendizado de um novo idioma representa, de modo geral, uma vantagem não somente para questões competitivas e profissionais, bem como representa uma forma de inserção no mundo globalizado, seja no quesito profissional como pessoal. No entanto, o início, bem como a continuidade nesse processo pode significar uma grande dificuldade na vida de muitas pessoas devido ao chamado “bloqueio no aprendizado”. Este “bloqueio” advém, em sua maioria, de uma série de fatores psicológicos e/ou metodológicos que levam o aluno a adquirir uma ideia de que possui “bloqueio” nessa área propriamente dita, ou mesmo que não possui capacidade para aprender uma nova língua. A verdade é que tais “bloqueios” de fato devem ser tratados de modo específico tanto por parte do aluno – o que implica uma maior parte do esforço em tal sentido – bem como por parte do professor, que deve identificar em quais pontos/situações tal bloqueio possa vir a intervir ou prejudicar a aprendizagem.
Ao estudar uma língua e posteriormente decidir ensiná-la, o indivíduo deve dar atenção a tais adaptações que ele pode ter realizado durante o seu período de aprendizado para não passá-las aos seus alunos. Mas claro, nem todos após aprender uma língua mantêm as adaptações feitas na aprendizagem, o contato com nativos e a prática da língua levam a uma melhora significativa e também ampliam a precisão da pronúncia e do vocabulário.
Além da influência da língua materna no estudo de uma outra língua, também há a diferença fonológica da língua em questão como sotaques de países diferentes e de regiões diferentes em um mesmo país. E essa diferença é aprendida e repassada.
Em se tratando dos bloqueios advindos do próprio aluno, é de extrema importância que este possa identificar qual a origem da dificuldade para o seu aprendizado. Em sua maioria, o bloqueio é fruto de uma enorme cobrança pessoal, já que este inibe a oportunidade de desenvolvimento pessoal, conhecimento de novas culturas, contato com pessoas e crescimento profissional. Sendo assim, o insucesso no aprendizado representaria um fracasso pessoal e profissional. Nesta situação, a melhor forma de superar tais pensamentos seria a de empenhar-se em desvincular a falha no aprendizado daquela pessoal e profissional. Mesmo que possa parecer uma tarefa árdua para alguns, trata-se de um esforço necessário e que demanda cuidado e determinação. Uma segunda causa muito comum associada ao bloqueio do aprendizado é o constante medo de conscientizar-se dos próprios erros a partir de uma autoimagem. O mais importante nesta situação é reconhecer seu erro e superar a timidez de modo a utilizá-lo de modo produtivo – bem como fazemos em situações do dia a dia profissional e pessoal. E lembre-se: só se aprende começando a falar, então pratique sempre que possível! Uma terceira causa é a de agarrar-se à ideia de não gostar daquele idioma. Mas veja, se reconhecermos que o aprendizado é uma coisa benéfica para nosso crescimento profissional e pessoal, tal pensamento é contraditório, pois deveríamos gostar de algo que nos faz bem! Encare suas aulas de modo positivo e produtivo, e pense que cada minuto em sala de aula nos torna profissionais mais qualificados e globalizados. E, além de tudo, é a constatação de que estamos investindo em nosso bem mais precioso: o conhecimento e seu aperfeiçoamento!
Finalmente, uma última questão muito importante seria a ideia de que somente o momento em sala de aula é suficiente para aprender um idioma. Engana-se muito quem pensa desta forma. É necessário um esforço por parte do aluno para estar sempre em contato com o idioma de modo a praticá-lo de distintas formas, seja na compreensão oral ou escrita. Podemos citar aqui algumas das principais dicas reconhecidamente importantes para que o aluno possa praticar e aprimorar o idioma:
– Insira o inglês na sua rotina diária: um exemplo é buscar conhecer as palavras comuns no seu dia a dia (metrô, catraca, estação, engarrafamento) – esta é uma dica simples, mas acrescenta significativamente em seu vocabulário.
– Reconheça oportunidades para praticar: não somente em situações nas quais pode praticar diretamente com um nativo do idioma; mas também assistir a filmes, ouvir músicas e ler palavras/frases/textos que possam estar presentes no seu cotidiano.
– Fale, não tenha medo de errar e aprenda: conforme mencionado anteriormente, é praticando que se aprende. Errar faz parte do processo de aprendizado visto que na maior parte das vezes a pessoa não esquece o erro cometido.
– Foco no nível aprendido, equilibrando habilidades de compreensão, leitura, escrita e fala: não cobre compreensões de níveis que ainda não alcançou. Balanceie a prática em todas as suas vertentes de acordo com o nível em que se enquadra.
E para concluir, não se esqueça: o termo “bloqueio” foi utilizado para explicar um impedimento do aluno no momento do aprendizado; dificuldade esta que possui uma causa associada que deve ser trabalhada para “driblar” o impedimento e alcançar o sucesso no aprendizado. Sendo assim, mesmo apresentando ritmos distintos no progresso do aprendizado, todos são capazes de aprender outro idioma, basta (muito) esforço e dedicação!
Angele Martins
Angele faz parte da equipe da Brava Training há dois anos. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e finalizando seu doutorado em Zoologia pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro/UFRJ. Angele possui grande experiência lecionando em grandes empresas clientes da Brava Training e sempre tem um ótimo retorno de seus alunos. Para ela, o planejamento, dinamismo e bom humor são essenciais para uma boa aula.
Achou o artigo interessante?
COMPARTILHE!