Publicado em 27 de setembro de 2018

Conheça o gerenciamento do programa de idiomas para empresas

Com o mundo dos negócios globalizado, a demanda por profissionais que dominem uma segunda língua cresceu consideravelmente. Alguns empresários optam por um auxílio para o aprendizado em que o colaborador procura um curso que lhe agrade e tenta encaixar na sua semana. Só que esse cenário pode ser prejudicial para a produtividade e crescimento de ambos os lados. Por essa razão, indica-se o programa de idiomas dentro das empresas. Em outras palavras, o idioma in-company. Conheça neste artigo os pontos principais que ajudam no bom gerenciamento do treinamento para os funcionários da empresa.

Programa de idiomas: qual língua escolher?

A primeira dúvida que bate é de qual idioma oferecer. Para isso, basta avaliar qual o segmento em que a organização está encaixada. Além disso, quais países ela possui grandes chances de manter uma relação comercial. Isso dará um norte para que o gestor do programa de idiomas no ambiente corporativo possa contratar a escola certa. O inglês é o idioma utilizado mundialmente pelos executivos em reuniões, fechamentos de contratos e diversas situações empresariais. É clara a importância de oferecer o programa de idiomas focado na língua inglesa, por meio do inglês in company, para capacitação de colaboradores. Com isso, sua empresa irá dispor de profissionais altamente qualificados para estreitar relações comerciais em qualquer lugar do mundo.

Todavia, sua empresa pode ter um posicionamento direcionado aos países da América Latina ou outros que falem em espanhol. O inglês continua importante, mas também é possível optar pelo programa de idiomas desenvolvido para levar espanhol in company aos colaboradores. Serviços do tipo, tanto o inglês, quanto o espanhol, são oferecidos com alta qualidade por um curso de idiomas para adultos como a Brava Training. Além dos idiomas supracitados, o curso dispõe de professores de francês, italiano, alemão, mandarim e até português para estrangeiro.

Gerenciamento do idioma in-company

A inserção de aulas de idioma in-company demandam uma gestão excelente por parte da empresa. É necessário traçar, antes mesmo de contratar o curso de idiomas, quais são os objetivos com o projeto. Quem busca fornecer um benefício ao colaborador, não necessariamente deseja aplicar ao cotidiano. Agora, nos casos de treinamento, fica claro o objetivo de preparar profissionais para situações diretamente ligadas à produtividade do negócio. Uma busca saudável por resultados.

Participantes e Material Didático

Dependendo do plano de carreira, um funcionário pode necessitar do aprendizado do inglês, outro, do espanhol. É necessário fazer um mapeamento de quantos colaboradores participarão do programa de idiomas a ser realizado dentro da empresa. A gestão define se o benefício/treinamento será fornecido a todos ou se contará com certa limitação (só para os que demandam o novo idioma para o ofício). Outras características como tempo de empresa e cargo também podem influenciar nessa escolha. São as prioridades e orçamento que definem os contemplados ao idioma in-company.

Outro fator primordial na gestão do programa de idiomas dentro da empresa, se tratando dos participantes, é o tamanho da turma. A Brava Training, empresa líder em curso de idiomas, entende que cada aluno precisa ser analisado, mas também possibilita que turmas, de até 8 alunos, sejam formadas, para possibilitar otimização do investimento da empresa. No idioma in-company, a logística é desenvolvida para que o material didático atenda todas as necessidades do grupo e não deixe escapar dúvidas.

Investimento

O investimento pode ser realizado integralmente pela empresa ou pode haver subvenção compartilhada, ou seja, haver rateio entre empresa e colaborador. A subvenção mais comum fica entre 50% e 80% do valor do curso. É preciso que o orçamento cubra, sem prejudicar outras áreas, a inserção do programa de idiomas por meio do in-company. O serviço, que pode, inclusive, ser encontrado na Brava Training, possui diversas vantagens. Uma delas é que pode sair mais barato do que oferecer auxílio para colaboradores procurarem cursos de idiomas externos. Com o ensino dentro da empresa, a didática se adapta à realidade de todos os envolvidos, o valor do investimento pode ser menor e a empresa possui mais controle.

Desempenho

O controle do desempenho dos colaboradores conta muito para justificar os investimentos financeiros realizados. O setor responsável pelos funcionários precisa acompanhar o resultado de avaliações periódicas e estar ciente dos relatórios de cada um durante o programa de idiomas. Além da garantia da qualidade do curso de idiomas, é possível mensurar os resultados que o serviço está atribuindo aos profissionais e vida útil da organização.

A gestão da empresa deve analisar se possui estrutura para controlar frequência, aprendizado, benefícios e outras particularidades do curso escolhido. No caso de ausência às aulas, juntamente com a escola, se deve procurar, sempre, entender onde está o problema. Pode ser por falta de compromisso do colaborador ou problemas específicos da empresa e/ou curso. Tudo pode ser resolvido a partir da análise frequente de resultados do programa de idiomas.

Check-list

Para a boa execução do programa de idiomas na empresa, é necessário seguir alguns processos de gestão. Confira, abaixo, alguns tópicos essenciais na hora de averiguar o serviço:

– ter controle da frequência nas aulas;
– ter controle do desempenho e progresso dos funcionários enquanto alunos;
– realizar reuniões com colaboradores a fim de salientar demandas pontuais;
– contatar diretamente o curso de idiomas prestador de serviço sempre que possível;
– organizar eventos/convenções/reuniões de tempos em tempos no idioma escolhido.

Outro serviço que é oferecido pela Brava Training é o atendimento exclusivo de uma gestora de conta, que controla todas as informações pedagógicas e administrativas sobre cada aluno do programa in-company, para transmitir todos os índices e dados diretamente para o gestor na empresa.

Curso de idiomas

Analise sua empresa, colaboradores e, a partir disso, escolha a fonte de conhecimento. O curso de idiomas precisa ser especializado na área de aulas in-company. É com o curso certo que será possível obter os resultados almejados. A Brava Training, citada anteriormente ao longo do artigo, é uma empresa especialista em aulas de idiomas in-company. Oferecemos inglês e espanhol para negócios e garantimos um material didático personalizado de acordo com o perfil dos seus funcionários. Invista no programa de idiomas que pode transformar a vida de colaboradores e a empresa. Invista nos profissionais da Brava Training. Navegue pelo nosso site e entre em contato por meio do nosso formulário. Aguardamos ansiosamente para lhe atender.