21Out
Cursos Brava Training

Como melhorar seu sotaque numa língua estrangeira

Aqui há algumas dicas que podem contribuir para melhorar rapidamente o seu sotaque numa língua estrangeira.

Faça um pequeno autodiagnóstico no seu estilo de falar.

Seguem algumas questões para perguntar a si mesmo:

1. Você tende a falar rapidamente na sua língua materna?

Se sim, provavelmente, você fala rápido quando fala uma língua estrangeira também. Isto pode fazer com que seu sotaque soe mais forte. Se você estiver falando rápido e não estiver estressando as palavras corretamente, as pessoas terão dificuldade para lhe entender.

Você não deve soar mecânico pronunciando cada palavra separadamente, como se fosse um robô. Aprenda as regras de ligação das palavras quando estiver falando uma língua estrangeira. Ligação das palavras e falar rápido são duas coisas completamente diferentes.

2. Você é tímido e quieto e possui uma personalidade reservada?

Você é uma pessoa mais introvertida do que extrovertida? Este aspecto pode ser cultural. Se sim, as pessoas talvez tenham mais dificuldade para lhe entender. Pessoas extrovertidas são mais animadas não somente com a expressão corporal como também com a forma em que movimentam os lábios e utilizam as cordas vocais. As vozes mais altas normalmente forçam que o queixo e os lábios se movimentem mais, desta forma criando um som mais claro. Tente imitar alguém que seja extrovertido.

3. Você tende a murmurar na sua língua materna?

Algumas pessoas admitem que quando falam em suas línguas maternas têm que repetir o que disseram com frequência. Essas pessoas têm o que chamamos de “lábios preguiçosos”, pois não pronunciam todas os sons das consoantes e vogais da língua. Contudo, este mau hábito pode ser cortado.

Tente isto: Imagine que você está falando com uma pessoa com deficiência auditiva e esta tem que ler os seus lábios. Naturalmente você movimentará mais a sua boca para tornar o entendimento do deficiente auditivo mais fácil.

Você também pode imaginar que é um ator de teatro ou um poeta que lê suas poesias em voz alta – e toda palavra é linda para ouvir, todas as palavras são importantes. Se apaixone pela beleza destas palavras, as pronuncie com clareza e energia. Não as murmure como se não fossem importantes. Suas palavras são importantes, portanto as pronuncie bem e sem cortá-las. Faça como um dançarino que se movimenta graciosamente ou um cantor que canta encantadoramente. Um orador pode falar lindamente!

Se quiser receber informações de como podemos ajudá-lo(a) a melhorar sua pronúncia, contacte-nos.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags