Apresentações, palestras e reuniões são desafios inerentes à carreira de qualquer profissional. A responsabilidade é ainda maior quando a situação exige uma comunicação completamente baseada em um segundo idioma, como o inglês. Nesse momento, muitas pessoas se desesperam por não estarem preparadas! Por isso, a Brava Training preparou este artigo com 10 dicas infalíveis para você dominar uma apresentação em inglês. Veja como, a seguir.
A primeira dica para comandar uma excelente apresentação em inglês é escrever um roteiro. É imprescindível encontrar um equilíbrio entre a palavra escrita e a oral. Ou seja, deve haver um bom senso para saber exatamente o que deve ser falado e como isto será expressado. A orientação aqui é: não torne sua apresentação um script!
É fundamental prever começo, meio e fim para que não haja imprevistos durante a exposição de ideias. Aproveite para marcar as pausas e identificar os pontos onde você deve parar para respirar. Caso contrário, o nervosismo pode tensionar a garganta e prejudicar a naturalidade da fluência.
Durante a elaboração do script, é importante ter cautela com as palavras que você não conhece. Geralmente, as pessoas gostam de usar expressões rebuscadas para dar um tom mais sério à apresentação. Com isso, inserem muitas palavras difíceis que podem atrapalhar bastante no momento do discurso.
O nível de conforto está diretamente ligado ao nível de familiaridade com a língua. Logo, é recomendado focar nos vocábulos que você já conhece e tem uma ótima fluência. Uma boa dica é usar sinônimos no lugar das palavras mais complicadas.
Um slide perfeito é aquele que complementa o discurso do apresentador, e não aquele que é a fala propriamente dita. Muitas pessoas erram nesta parte, pois saturam o slide com textos gigantes com o intuito de lerem o que precisam falar. Isso torna a situação desconfortável tanto para quem apresenta, quanto para quem está assistindo.
Portanto, esqueça os slides com blocos de texto muito longos! Uma apresentação em inglês deve ser coerente com o público e com o assunto tratado. Desse modo, é possível alinhar corretamente os recursos visuais com a linguagem utilizada.
Alguns fatores incontroláveis podem afetar bastante a qualidade da sua apresentação em inglês, mesmo que você saiba tudo sobre o assunto. Por isso, a dica é ensaiar muito! A ideia é sempre automatizar a fluência o suficiente para lembrar das pausas, das ênfases e de outros elementos importantes.
Inclusive, ensaiar é um ótimo recurso para controlar linguagem corporal, duração da palestra, dicção, passagem de slides, exemplos expostos etc. Uma boa dica é sincronizar o tempo que indica a metade da apresentação com o slide de número x. Assim, é possível saber com mais precisão quanto tempo ainda resta para finalizar a apresentação de modo impecável.
Dependendo do tipo de apresentação em inglês, é provável que você receba perguntas. Uma ótima dica é tentar prever essas questões para formular as melhores respostas. Perguntas informais podem ser feitas em um coffee break, enquanto perguntas mais formais geralmente são feitas no meio acadêmico. O ideal é estar preparado para todas elas!
É muito comum que as pessoas utilizem vícios de linguagem da língua portuguesa quando estão falando inglês. Por exemplo, ao final das frases dizer um “ok”. Geralmente, isso ocorre pela ânsia de preencher o silêncio entre um slide e outro. Porém, nesses casos, o melhor a se fazer é permanecer calado por 1 ou 2 segundos até a próxima frase.
Um dos principais problemas em uma apresentação em inglês é a pessoa articular demais enquanto discursa. É óbvio que é necessário falar de forma bastante clara, principalmente para atender aos diferentes níveis de proficiência da plateia. Porém, alguns apresentadores acabam exagerando nos gestos, tornando a situação incômoda.
Nesse caso, o ideal é se policiar para não articular demais. Outro ponto importante é relaxar durante a apresentação para não parecer insensível. Muitas vezes, algumas pessoas acabam cortando as falas por bloquear demais sua gesticulação. O limite é o bom senso!
O nervosismo pode atrapalhar bastante na articulação e fazer com que a pessoa fale rápido demais durante a apresentação. A plateia pode ser prejudicada na compreensão do discurso, tornando a palestra um grande fracasso! Tente equilibrar o ritmo de fala para tornar a comunicação entendível para todos os presentes.
Transforme sua ansiedade em energia positiva! De nada adianta se preparar durante meses para a sua apresentação em inglês, e no momento ficar nervoso. Tente relaxar o máximo possível, cuide da sua saúde mental e compartilhe sua alegria com o público. Lembre-se que você está lá por um motivo importante, então honre seu trabalho! Respire, beba uma água e siga confiante.
Para fazer uma apresentação em inglês impecável, a última e mais valiosa dica é se preparar! Estudar inglês para negócios pode ser o impulso que você estava precisando para melhorar seu discurso. Um treinamento focado no ambiente corporativo é ideal para treiná-lo para palestras, reuniões e apresentações. Você irá aprender expressões, vocabulários e palavras específicas do mundo empresarial, além de dominar a fluência no idioma.
A Brava Training oferece o melhor curso de inglês para adultos do país! Oferecemos treinamentos exclusivos de business english, inglês in company e inglês para executivos. Nossa metodologia premium tem como missão tornar você fluente em inglês de forma completa, desde a leitura até à comunicação oral. Quer obter sucesso na carreira? Conte conosco! Ligue agora mesmo e saiba como poderemos lhe ajudar.
Quer aprender um novo idioma enquanto se diverte? No artigo, a Brava Training te mostra…
No artigo, a Brava Training te mostra como aprender francês para adultos em 6 dicas.…
Aprender um novo idioma é muito mais do que memorizar palavras e conjugar verbos. Trata-se…
Aprender francês pode ser sua nova meta para 2025. Confira 7 dicas da Brava Training…
Você sabe quais as diferenças do inglês profissional e conversacional? No artigo, a Brava Training…
Você sabe por que o espanhol para empresas é tão importante para profissionais brasileiros? A…