05Dez

6 Dicas Importantes para o aprendizado de um novo idioma

6 Dicas Importantes para o aprendizado de um novo idioma

 

O processo de aprendizagem de um novo idioma é composto por fatores, como: a aquisição de um novo vocabulário, o domínio de sons diferentes da nossa língua materna e o domínio de novas estruturas gramaticais.

 

Ele é composto por quatro estágios:

 1º INSCONSCIENTE E SEM HABILIDADE

Ignoramos o conteúdo e a complexidade do processo que envolve a sua aquisição.

2º CONSCIENTE E SEM HABILIDADE

Tomamos consciência do conteúdo a ser aprendido, mas ainda não desenvolvemos a prática. Tudo é muito desajeitado, antinatural e até assustador, às vezes. Porém, se persistirmos, passaremos para o 3º estágio.

 3º CONSCIENTE E COM HABILIDADE

Estamos nos tornando cada vez mais experientes e nos sentimos confortáveis com o novo conhecimento. Estamos adquirindo o jeito da coisa.

4º INCONSCIENTE E COM HABILIDADE

Não temos mais de pensar para nos expressar na língua. O conhecimento adquirido – estruturas gramaticais e um número considerável de palavras – já foi automatizado. É quando esquiamos montanha abaixo como se estivéssemos caminhando na rua.

 

Dominar uma língua estrangeira requer disciplina e dedicação e é por isso que muitos alunos começam e param vários cursos. Quando os alunos percebem que não aprenderão da noite para o dia, desmotivam-se. Esse é justamente o 2º estágio, mas se o mesmo for superado, tudo ficará mais fácil.

 

A IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DO CONTEÚDO DADO EM AULA

Para que novas estruturas gramaticais e principalmente um vocabulário novo sejam consolidados, precisamos em média de 6 situações práticas/contatos. Assim, há maior garantia de fixação. Além disso, existe outro aspecto importante: a diferença entre nosso conhecimento passivo e conhecimento ativo.

Conhecimento passivo

Reconhecer palavras e estruturas quando ouvidas ou lidas. Muitas vezes, o aluno só reconhece na forma escrita, apresentando dificuldades de reconhecimento e consequente compreensão na sua forma oral. O conhecimento passivo da língua é uma etapa primordial e indispensável no processo de aprendizado. Só que o grande desafio é transformar esse conhecimento passivo em ativo. Daí a importância de revisarmos e reciclarmos o conteúdo dado em aula, juntamente com o aprendizado constante de conteúdo novo. Não é porque já vimos uma determinada palavra ou estrutura que já temos condições de começar a usá-la e, ainda mais, de forma correta.

Conhecimento ativo

Fazer uso automático de palavras e estruturas para expressarmos nossas ideias e opiniões, sem que haja consulta.

 

DICA DO DIA:

Como evitar os erros, principalmente na comunicação oral?

Tentando controlar a ansiedade e evitando cobrança interna de domínio da língua estrangeira igual ou semelhante à nossa articulação e desenvoltura em português.

 

Tenha acesso à dicas diária no nosso Facebook http://goo.gl/VJJq42

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags