27Fev
5 maneiras de aprender um idioma enquanto você faz outra coisa

5 maneiras de aprender um idioma enquanto você faz outra coisa

5 Exemplos Imperdíveis de como você pode aprender um idioma

enquanto faz outra coisa

 

5 exemplos imperdíveis de como você pode aprender um novo idioma enquanto faz outra coisa

Aprender um novo idioma não é fácil, principalmente se você for um adulto e tiver diversas responsabilidades, bem como se a língua estrangeira tiver sons que sejam muito diferentes da sua língua materna.

Apesar de ser difícil, este aprendizado traz enormes benefícios, e alguns estudos trazem algumas dicas úteis para facilitar o processo que variam desde expor seu ouvido a uma variedade de falantes nativos a ir dormir logo após a prática da língua estrangeira. Dois estudos recentes mencionam que quando você não está ativamente estudando o que você ouve pode afetar seu aprendizado. E que, às vezes, ouvir sem falar para si mesmo pode ser mais produtivo.

Segundo um estudo publicado em 2015 no The Journal of the Acoustical Society of America, alternar intervalos entre breves períodos de prática e exposição estimulada proporciona tanta ou mais melhora que a prática contínua. Outro trabalho publicado em 2016 no Journal of Memory and Language concluiu que é melhor ouvir a um som silenciosamente ao invés de pronunciá-lo ao mesmo tempo.

Estes estudos vão de encontro com o que muitos professores intuíam – que a combinação de prática específica e a exposição passiva a uma língua estrangeira é a melhor abordagem. Em outras palavras, ter aulas com um professor e prestar atenção às instruções e às correções que são realizadas é essencial, mas o seu rendimento aumentará significativamente se você tiver exposição à língua fora da sala de aula. Conforme um destes estudos, ainda que você esteja fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, ou seja, não esteja prestando total atenção à língua, esta prática adicional lhe ajudará.

Sendo assim, mesmo que você estiver ocupado por exemplo retornando para casa, fazendo o jantar ou envolvido em alguma outra atividade, é essencial que esteja em contato com a língua que está aprendendo, pois esta exposição será benéfica para o aprendizado.

5 exemplos imperdíveis de como você pode aprender um novo idioma enquanto faz outra coisa:

  1. Ouça uma rádio enquanto prepara seu almoço. Ouvir programas de opinião são, especialmente, ótimos para aquisição de vocabulário específico. A Radio Garden permite que você encontre estações de rádios do mundo inteiro.
  2. Ouça um podcast enquanto faz exercícios. Tuneln Radio é uma ferramenta excelente para podcasts e também oferece estações de rádios internacionais.
  3. Ouça uma palestra do TED Talk enquanto limpa a casa. Há palestras de inúmeros temas de interesse e com duração a partir de 6 minutos. Você escolhe o tópico, a língua e a duração.
  4. Ouça música dos seus artistas prediletos que cantam na língua que você está aprendendo enquanto toma banho. O Spotify tem diversas opções para sua escolha.
  5. Ouça um áudio livro enquanto está preso no trânsito. O Audible da Amazon oferece diversos títulos.

Outra forma de proporcionar imersão ao idioma é através de materiais escritos, tais como: jornais, livros, entre outros. A meta é se manter imerso o máximo de tempo possível ao idioma estrangeiro, mesmo que não esteja dedicando total atenção à atividade.

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags